Ramo Lobinho

             A Alcatéia é o ramo para as crianças de 6,5 a 10 anos de idade de ambos os Alcatéia é o ramo para as crianças de 6,5 a 10 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. Na Alcatéia a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.

O programa da Alcatéia é inspirado no “Livro da Jangal”, de Rudyard Kipling, resumido em “Mowgli, o menino-lobo”. A organização da Alcatéia pode ser só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe pode ser chamado de Akelá e seus assistentes podem ser chamados de Baloo, Baguera, Kaa, Chill e outros nomes de animais representados no “Livro da Jângal”.

A Alcatéia é dividida em equipes denominadas matilhas, designadas cada uma com 4 a 6 crianças, nos quais são realizadas atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo e jogos, diferente do sistema de patrulhas, adotada no Ramo Escoteiro ou Ramo Sênior.

Com esses amigos, fazemos jogos, brincadeiras, vivemos aventuras, aprendemos sobre a importância da boa ação diária e ainda somos incentivados a fazer sempre o nosso Melhor Possível; esse inclusive é o nosso lema.

Temos nossa própria lei, a Lei do Lobinho, que traz cinco artigos:
• O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos;
• O Lobinho pensa primeiro no outros;
• O Lobinho abre os olhos e os ouvidos;
• O lobinho é limpo e está sempre alegre;
• O Lobinho diz sempre a verdade.

             O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcatéia pelas cores próprias dos lobos. A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de “Primo”, auxiliado pelo “Segundo”, escolhidos pelos lobinhos de sua matilha.

           Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcatéia.

http://escoteiros.org.br/programa/lobinhos.php
http://www.escoteiros.org.br/ramo-lobinho/ editar

 

História da Jângal

“O Livro da Jângal” foi originalmente escrito em dois volumes entre 1894 e 1895. É a publicação mais conhecida de Rudyard Kipling e traz uma série de histórias, sendo o personagem principal o “Mowgli – Menino Lobo”.
Outros contos de aventuras igualmente famosos são “Os Irmãos de Mowgli” e o “Avanço da Jângal”.
Mowgli é um garoto criado por lobos e que vive na selva. O garoto cresce aprendendo os segredos da selva com seus amigos Kaa, a serpente, Bagheera, a pantera, entre outros animais.
Quando conheceu o Livro da Jângal, de Rudyard Kipling, Baden-Powell, o fundador do escotismo, pediu ao autor autorização para usar a estória de Mowgli o Menino Lobo, como fundo de cena do novo ramo que iria criar para os pequenos.
Em 1916, com a publicação do Manual do Lobinho, tem início o ramo lobinho no movimento escoteiro.

http://escoteiros.org.br/programa/lobinhos-historia_da_jangal.php

 

GRANDE UIVO

Indica a alegria dos lobinhos por pertencer à alcateia; a união de um grupo onde todos são iguais; que os lobinhos estão dispostos a seguir Akelá e a fazer em tudo o seu melhor possível. Todos os lobinhos podem participar do Grande Uivo desde o primeiro momento que ingressam na alcateia, mesmo antes de sua Cerimônia de Integração ou Promessa.
Como se faz o Grande Uivo?
Os lobinhos estão no círculo de parada em posição “firme”. Akelá fica no centro e quando abaixar os braços, todos agacham com os joelhos afastados e tocam o chão com os dois dedinhos usados na saudação (colados um no outro), como se fossem lobos sentados e falam bem alto:

A-KE-LÁ, FA-RE-MOS O ME-LHOR!

Em seguida todos os lobinhos saltam no lugar e ficam de pé, colocando as duas mãos ao lado da cabeça, ainda com os dedinhos juntos como se fossem as orelhas do lobo.
A criança que está na frente de Akelá, olhando para as quatro matilhas, pergunta:

MELHOR? MELHOR? MELHOR? MELHOR?

Todos os lobinhos abaixam o braço esquerdo e com a mão direita fazem a saudação do lobinho (agora com os dedos abertos), respondendo:

Siiiiim, MELHOR! MELHOR! MELHOR! MELHOR!

http://escoteiros.org.br/arquivos/programa/Escotistas_em_acao_ramo_lobinho.pdf

 

 

Caça Livre

No encerramento das atividades da alcateia, o chefe se seção anuncia que daquele momento em diante os lobinhos irão caçar sozinhos, ou seja, que estão liberados para ir embora para suas casas.

Então, quando o chefe de seção disser:

‘CAÇA LIVRE’!

Os lobinhos devem virar para a direita, dar um passo para fora do círculo e, com
a saudação do lobinho, falar em uníssono e bem alto:

‘MELHOR POSSÍVEL!’

Depois podem sair da formação.

http://escoteiros.org.br/arquivos/programa/Escotistas_em_acao_ramo_lobinho.pdf

 

 

O Caminho da Jângal

As atividades pessoais das crianças estão configuradas como passos a serem dados nos cinco progressivos trechos do Caminho da Jângal – o caminho que se inicia quando a criança ingressa na alcateia e só termina quando ela passa para a tropa escoteira.

São trechos do Caminho da Jângal:
Caminho do Integrar
Caminho do Descobrir
Caminho do Rastrear
Caminho do Caçar
Caminho das Estrelas

trecho – Caminho do Integrar

Quando uma criança chega à alcateia, todos devem dar-lhe uma acolhida afetuosa, integrá-la em uma matilha e incorporá-la de imediato à alcateia, deixando que participe de todas as atividades que estão sendo realizadas. Começa nesse dia a sua progressão pessoal no Ramo Lobinho.

Todas as crianças devem percorrer o Caminho do Integrar, independentemente de sua idade ou do critério de ingresso adotado pelo grupo escoteiro, pois é nessa etapa que ela “fareja” e “é farejada” pelos companheiros e pelos “velhos lobos”, ou seja, que ela faz amizade com os outros integrantes da alcateia e adquire confiança nos escotistas.

Nesse período, que tem duração aproximada de dois a três meses, a criança se familiariza com a alcateia, se integra a uma matilha, aprende a reconhecer os nomes e símbolos e recebe informação básica sobre o grupo escoteiro.

As atividades pessoais que devem ser realizadas pelas crianças
durante essa etapa são:

Atividades pessoais do Caminho do Integrar:

S1- Saber como é organizada a alcateia, conhecer as pessoas que dela fazem parte, saber fazer as formações e atender as vozes de comando dos “velhos lobos”.

S2- Ouvir o episódio “Irmãos de Mowgli“ (1ª parte) do Livro da Jângal de Rudyard Kipling.

S3- Usar o lema do lobinho, a saudação, o aperto de mão e participar do Grande Uivo, compreendendo seus significados.

A1- Conversar e brincar com todos os (as) lobinhos (as) e com os “velhos lobos”.

C1- Saber quem é Baloo e porque ele ensina a viver de acordo com a Lei da Jângal. Conhecer a Lei do Lobinho e a Promessa, compreendendo os seus significados.

A8- Contar para um “velho lobo” sobre três boas ações que praticou em casa ou na escola.

S4- Conhecer o uniforme de lobinho ou vestuário usado por sua seção e os distintivos que irá receber neste período.

Os escotistas, especialmente aquele que se encarregou de acompanhar mais de perto a sua progressão, observa o que a criança diz e faz, procurando descobrir suas capacidades, necessidades, interesses, potencialidades e aspirações. Isso significa conhecer, da melhor maneira possível, a criança e o ambiente em que ela vive.

Dessa observação e das breves conversas que teve com a criança, forma uma opinião sobre o seu nível de desenvolvimento.

Esse resultado fundamenta a decisão sobre para qual etapa a criança deve ser encaminhada na sequência.

Existem duas formas de continuidade e os grupos escoteiros podem adotar aquela que entendem ser a mais adequada, mantendo esse critério para todos os seus membros, em todos os ramos.

1ª – Progressão linear
– Nesta opção, as crianças passam por todos os trechos do Caminho da Jângal, as mais velhas, naturalmente, em ritmo mais acelerado.

2ª – Progressão em acesso direto
-Depois do Caminho do Integrar, a criança pode ser encaminhada para qualquer outro trecho do Caminho da Jângal, dependendo do resultado da avaliação sobre as competências que ela possui.

O Caminho do Integrar termina com a Cerimônia de Integração e com a entrega do distintivo de progressão LOBO PATA TENRA ou, no caso de progressão em acesso direto, o distintivo que corresponde à última etapa considerada completa.

O trecho – Caminho do Descobrir

Começa após a cerimônia de integração e nela a criança começa a descobrir o universo escoteiro, vivencia atividades típicas da alcateia e conhece lobinhos e lobinhas de outras alcateias. O trecho termina quando a criança realiza metade das atividades da Primeira Fase.

Como reconhecimento, ela recebe o distintivo de LOBO SALTADOR.

Neste trecho a criança já pode começar a conquistar Especialidades e trabalhar para a conquista das Insígnias de Interesse Especial (Insígnia da Lusofonia, Insígnia Mundial do Meio Ambiente, Insígnia do Cone Sul e Insígnia da Boa Ação).

O trecho – Caminho do Rastrear

Neste trecho a criança deve realizar as atividades pessoais para adquirir todas as competências da Primeira Fase. Como reconhecimento, recebe o distintivo de LOBO RASTREADOR.

O trecho – Caminho do Caçar

Agora a criança já sabe rastrear, portanto está pronta para ir à caça.  Aqui ela realizará metade das atividades pessoais da segunda fase, recebendo como reconhecimento o distintivo de LOBO CAÇADOR.

O trecho – Caminho das Estrelas

Nesta última parte do Caminho da Jângal a criança busca novos  horizontes. É o Caminho das Estrelas, que vão sendo conquistadas uma a uma até formar as cinco estrelas da constelação do Cruzeiro do Sul.

Para receber o distintivo especial do CRUZEIRO DO SUL, o lobinho ou lobinha deve ter cumprido as tarefas correspondentes às cinco estrelas do Cruzeiro do Sul:

ALFA- conquistar todas as competências da segunda fase;

BETA- participar de três acampamentos ou acantonamentos e de duas boas ações coletivas com a sua alcateia;

DELTA- conquistar cinco especialidades de três ramos de conhecimentos diferentes;

GAMA- conquistar pelo menos uma das Insígnias de Interesse  Especial do Ramo Lobinho: Insígnia Mundial do Meio Ambiente,  Insígnia da Boa Ação, Insígnia da Lusofonia ou Insígnia Cone Sul.

EPSILON- ser recomendado pelos “velhos lobos” e pela Roca de Conselho por ser um lobinho dedicado, frequente às atividades da alcateia e cumpridor da Lei e da Promessa de Lobinho.

Observa-se, pelo conteúdo desta etapa, que a criança pode começar a trilhá-la em paralelo com as outras etapas do Caminho da Jângal.

http://escoteiros.org.br/arquivos/programa/Escotistas_em_acao_ramo_lobinho.pdf

 

 

Mapa de Progressão

O mapa de progressão é uma forma de ajudar você a conquistar o Cruzeiro do Sul, o distintivo mais importante do seu Ramo! Como lobinho, você tem muitas responsabilidades, mas também muita diversão pela frente.

Para deixar essa caminhada mais fácil, o mapa de progressão do Ramo Lobinho pode ser usado para marcar todo o seu crescimento.

A partir de sua entrada na alcateia, o Akelá vai acompanhar seu desenvolvimento, dando uma ajudinha sempre que você precisar. Ao aprender tarefas simples, que são feitas no nosso dia a dia, você mostra que consegue se cuidar e que sabe o quanto é importante cada um fazer a sua parte.
Para chegar ao Cruzeiro do Sul, há um caminho que você precisa seguir – para cada item que você completar, um sinalzinho deve ser feito no mapa.

Isso vai ajudar você e o Akelá a lembrar de todos os detalhes de sua jornada. Além disso, você precisa conquistar cinco especialidades, uma Insígnia de Interesse Especial, participar de três acampamentos ou acantonamentos e ir na maioria dos sábados de atividade no seu grupo escoteiro.
Mãos à obra lobinho!

http://www.escoteiros.org.br/caminho-da-jangal/